A diferença de Bullying e Cyber bullying

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Hoje decidi procurar o assunto bullying na internet para compartilhar esse tremendo assunto com vocês. Ja que não é todo mundo que sabe o que é bullying mandei algumas informações nesse dois pequenos textos para vocês. Vamos conferir?


 Bullying/Cyber bullying

O programa "Falar Global", na SIC Notícias, dedicou a última edição ao bullying na Internet, um tema sobre o qual ando a falar desde 2003. A este propósito parece-me importante acrescentar alguma informação relevante para percebermos a diferença entre bullying e cyberbullying.
Reginaldo Rodrigues de Almeida introduziu o programa classificando o bullying como "uma forma dos mais fortes exercerem pressões psicológicas e até físicas sobre os mais fracos" e que já chegou à Internet. É verdade, mas pelas características próprias deste fenómeno e como forma de o diferenciar de outra formas de bullying, na Internet o fenómeno é conhecido por cyberbullying. Dado o programa não distinguir claramente o bullying do cyberbullying, utilizando ambos os termos algo indiscriminadamente, pareceu-me importante escrever este artigo para que possamos perceber as diferenças. 

Nem Sempre Maiores, Mais Velhos e Mais Fortes
 
Para além da diferença óbvia de, contrariamente ao bullying presencial, o cyberbullying ocorrer através das tecnologias de informação e comunicação (TIC), uma distinção importante é que no cyberbullying, contrariamente ao que a introdução de Reginaldo Rodrigues de Almeida refere, o agressor (o bully) não precisa de ser maior ou mais forte que as suas vítimas. Este aspecto escapou também a Eduardo Sá, o conhecido psicólogo convidado do programa, ao responder à primeira pergunta que lhe é colocada, sobre o que o motiva os potenciais agressores. De facto, enquanto no bullying presencial a vítima é geralmente mais nova ou mais fraca - física ou psicologicamente - que o agressor, no cyberbullying nem sempre é assim. 
 
Bom espero que tenha gostadoda postagem, e não esqueça se é vitima de bullying procure as autoridades e tire sua duvida porque isso só vai acabar quando alguem começar a tomar iniciativa. Obrigado.

9 comentários:

Mariana disse...

Tô seguindo!

Unknown disse...

Bullying é um assunto muito sério, agora tem até na internet, um absurdo!

Bjs

http://tvfabulous.blogspot.com/

Larissa Mattos disse...

Oiee , amei seu blog *-* já estou seguiindo , quer fazer parceria ?
http://garotaaltruista.blogspot.com/

Silvia Correia disse...

Super adorei seu blog e já tô te seguindo também. ;)
;*

Vocês Vão Ter Que Engolir disse...

Bullying é uma coisa que foi nomeada agora, porém sempre existiu. E na internet tbm (desde o inicio).
É uma forma muito triste que as pessoas encontraram pra desmerecer as outras. Isso tudo é causado devido a falta de respeito que o ser humano esta tendo com outro!
As pessoas estão querendo ter respeito a base de humilhações alheias, mais isso sempre ocorreu, e para acabar com isso só dando educação, pq apontar os erros ou defeitos dos outros é um ato muito vil e sem a menor educação ou consideração.
Então é isso, respeite a todos pq só assim vc podera ser respeitado.
Ninguem consegue respeito a força, ou as custas dos outros!
Abraço.

Ana Caroline disse...

Legal o post! É muito importante esse assunto nos dias atuais :D
Tô seguindo

greg disse...

Cara bullyng é serio, mas se for olhar bem, todo mundo já sofreu algum e ja praticou tbm, portanto apesas de condenar essa pratica, se tornou algo normal a muito tempo.
obrigadu pela visita
seguindo
http://naosentindo.blogspot.com/

Hyago Fantinel disse...

Valeu valeu

Clariinha ^^' disse...

O bullying existe no mundo todo é não é de hoje em dia que surgiu só foi nomeado e reconhecido pela sociedade uma maldade pela internet!!